Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Contos de Andersen
Contos de Andersen

O maravilhoso mundo de sonhos de

Hans Christian Andersen

 

 

Andersen queria ser ator, cantor e bailarino, mas acabou por criar contos infantis que se tornaram ficções para leitores de todas as idades, não só para as crianças. Autor dos célebres contos infantis “O Soldadinho de Chumbo”, “O Patinho Feio”, “O Fato Novo do Imperador” e muitas outras estórias, Hans Christian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, no seio de uma família humilde.
Depois da morte do pai, que lhe costumava contar histórias com a ajuda de um teatro de fantoches, ele com 14 anos de idade mudou-se para Copenhagen. Nunca casou nem teve filhos e, em 1835, publicou os dois primeiros dos 156 contos que haveria de escrever, inspirado no mundo de fadas e duendes e na tradição popular dinamarquesa.
Além dos contos de fada, pelos quais Anderson é mundialmente conhecido, ele também criou peças de teatro, canções patrióticas e lindas histórias.
Por causa da sua contribuição para a literatura infanto-juvenil o dia 2 de abril, á data de seu nascimento, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso o mais importante prêmio internacional do gênero tem seu nome.
Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil e a primeira representante brasileira a ganhá-la foi Lygia Bojunga, em 1982.

 

 

O Anjo e a Flor do Campo

 

O PatinhoFeio

 

Cinco na Mesma Vagem

 

Dança, Dança, Bonequinha

 

 

( clique na imagem para ler o conto )

 

 

Arte & Produção VisualCarlos Cunha / o Poeta sem limites